CATARATA

 

1. O que é catarata?
É a opacidade do cristalino, que é uma lente que temos nos olhos atrás da íris, ou seja, ele deixa de ser transparente levando a turvação da visão. 

 

2. Com quantos anos posso ter catarata?
A catarata ocorre naturalmente após os 60 anos em todas as pessoas, porém como isso acontece de maneira gradativa, algumas pessoas convivem com a diminuição da visão sem perceber.
Em alguns casos isso também pode começar a ocorrer antes dessa idade. Algumas crianças podem nascer com catarata congênita, neste caso o bebê nasce com o cristalino opacificado (esbranquiçado) ou quase totalmente opacificado. Quando abrimos os seus olhos notamos que as pupilas estão brancas. Assim que o problema é detectado, deve-se encaminhar a criança para o médico Oftalmologista. É muito importante investigar as causas. Elas podem ser infecciosas (rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus, entre outras), hereditárias (são mais freqüentes do que se imagina) ou erros metabólicos. 

3. Qual é o tratamento?
A solução para catarata é cirúrgica. Acontece com a retirada do cristalino turvo e a substituição do mesmo por uma lente artificial que ficará dentro do olho.


4. Posso ter catarata novamente?
Não.
 

5. A cirurgia é demorada ? Tem riscos ?
A cirurgia dura de 20 a 30 minutos e não é necessário ficar internado, após a recuperação da anestesia o paciente vai para casa. A chance de ocorrer uma infecção hospitalar ou de hemorragia expulsiva, que seriam as complicações mais sérias, são de 1 caso a cada 1000 cirurgias (0,1%), porém, toda cirurgia tem riscos.

6. Vou continuar usando óculos após a cirurgia da catarata ?a?
O uso do óculos após essa cirurgia dependerá do grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo que o paciente apresenta antes da cirurgia, também da avaliação da córnea e outras estruturas do olho. As lentes intraoculares que são implantadas no lugar do cristalino podem corrigir o grau do paciente completamente, por exemplo, lentes multifocais, fazendo com que o paciente não necessite mais de óculos tanto para longe como para perto. Já as lentes intraoculares monofocais, possibilitam uma boa visão de longe, necessitando de óculos para perto.
 

© 2015 por Clinica de Olhos Andrade.  - Rua: Marinho Lobo, 80 - sala 401  - Joinville, SC  - Fone:(47) 3432-3434  - Resp. Técnico: Dr. Luiz Evandro Andrade - CRMSC 3180

  • s-facebook