IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ROTINA

 

A maioria das pessoas acha que só deve ir ao oftalmologista quando precisa trocar o grau dos óculos.  Uma consulta oftalmológica não se restringe apenas a realização do exame de refração para confecção dos óculos. Nela também são avaliados a pressão intra ocular, a retina, o cristalino, a córnea, a presença ou não de estrabismo, o filme lacrimal e estruturas oculares externas. Muitas destas avaliações são muito mais importantes do que a medição do grau, propriamente dita. Vamos resumir a importância de cada uma destas avaliações:


1º - Pressão Intra-ocular – de extrema relevância no diagnóstico do glaucoma, uma das maiores causas de cegueira no mundo. O glaucoma, na grande maioria das vezes é assintomático, ou seja, não dói e a perda da visão provocada por ele começa pela periferia, o que o torna difícil de ser percebido pelo paciente no início.

 

2º - Retina – a avaliação da retina é feita através do fundo de olho. Neste conseguimos diagnosticar alterações de algumas doenças no organismo pela visualização direta dos vasos da retina. Exemplo de algumas doenças que podem alterar a fundoscopia, além das doenças próprias do olho: diabetes, hipertensão arterial, toxoplasmose, glaucoma, AIDS etc.

3º - Cristalino – é nele que aparece a catarata a qual provoca diminuição gradativa da visão. Não existe medicamento que melhore ou estacione a catarata. O tratamento desta é cirúrgico.



 

4º - Córnea – estrutura mais anterior do olho, extremamente inervada. Uma lesão nesta região costuma se bastante dolorosa e dependendo da profundidade pode deixar como seqüela uma cicatriz. Dependendo da localização desta, pode-se ter importante baixa de visão.  Outras doenças corneanas que provocam baixa visual são o ceratocone e as distrofias.


5º - Estrabismo – é o olho torto. Tem maior importância nas crianças até 6 anos de idade e nos casos de aparecimento súbito.


6º - Filme Lacrimal – é a lagrima propriamente dita. Esta tem como função a lubrificação das estruturas oculares. A deficiência desta pode causar o olho seco que tem como principais sintomas: ardência, sensação de areia, cansaço ocular (sensação de olho pesado e sono), vermelhidão, coceira.


7º - Estruturas externas – são a conjuntiva, pálpebras,cílios. Estas estruturas quando inflamadas ou tem sua anatomia alterada, provocam bastante desconforto e, podem provocar lesões oculares sérias. 

 

Essas condições são as que nos levam a indicar consulta oftalmológica anual e, se durante a consulta de rotina ficar constatado alguma alteração poderá ser necessário a realização de exames complementares ao diagnóstico. Por isso, nunca compre óculos de grau prontos em camelôs, farmácias e óticas. Realiza sempre seus exames com o médico Oftalmologista, único profissional formado para cuidar da saúde dos seus olhos. Lembre-se, você é o maior responsável pela sua saúde.

© 2015 por Clinica de Olhos Andrade.  - Rua: Marinho Lobo, 80 - sala 401  - Joinville, SC  - Fone:(47) 3432-3434  - Resp. Técnico: Dr. Luiz Evandro Andrade - CRMSC 3180

  • s-facebook