TOXOPLASMOSE

 

1. O que é Toxoplasmose?
A toxoplasmose atinge os olhos através de uma inflamação interna do olho e pode causar cegueira. Quando uma mulher é infectada durante a gravidez, pode provocar danos ao feto.

2. Como ela ocorre?

Através da contaminação por micro-organismos presentes nas fezes de animais como cachorro, gato, aves e carne de porco.

Geralmente é ingerida pelo homem quando este come a "carne mal passada do churrasco" ou o "bife sangrando". Quando come verduras e legumes crus que não tenham sido lavado corretamente e que tenham tido contato com as fezes dos animais.

Outra forma importante é pela contaminação com fezes de gatos. É bastante comum que a infecção em crianças ocorra ao brincarem em caixas de areia, onde os gatos costumam defecar.

A doença não é transmitida de forma direta entre uma pessoa e outra, exceto nos casos de doação de órgão.

3. Quais são os sintomas ?
Os sintomas variam desde visão borrada, diminuição rápida de visão, sensibilidade a luz e claridade (fotofobia), dor e lacrimejamento, até a perda total da visão. Na infecção aguda também pode acontecer o comprometimento irreversível da visão.

Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos com o médico Oftalmologista, Infectologista ou Clínico Geral e através de exames laboratoriais de sangue.

Um dos principais danos da Toxoplasmose é a perda parcial ou total da visão.

4. Qual é o tratamento?
Quando a toxoplasmose atinge a visão, a medicação utilizada vai tratar todas as suas manifestações no corpo humano, não só o olho e portanto é indicado o uso de antibióticos e colírios anti-inflamatórios cortisônicos ( como a predinisona ). Em alguns casos pode ainda fazer uso do ácido folínico. Este tratamento geralmente é de longo prazo e precisa ser seguido conforme a orientação médica. É importante destacar, que o organismo da pessoa, sempre que for sensibilizado, ou seja, diminuir sua imunidade poderá sofrer novas manifestações da doença.
Destacamos,também, a importante mudança de alguns hábitos alimentares, evitando-se comer as carnes mal-passadas e o capricho na limpeza das verduras e legumes. Quanto aos animais de estimação, principalmente gatos e cachorros, devem ter acompanhamento veterinário sempre, estar em dia com suas vacinas e muita higiene.

© 2015 por Clinica de Olhos Andrade.  - Rua: Marinho Lobo, 80 - sala 401  - Joinville, SC  - Fone:(47) 3432-3434  - Resp. Técnico: Dr. Luiz Evandro Andrade - CRMSC 3180

  • s-facebook